Saúde realiza cadastramento de famílias no bairro Dona Rosa

Uma equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Dona Rosa, na região do Parque Gramado, realizou um cadastramento de famílias residentes naquele território, no sábado (23). O objetivo da ação é inserir no banco de dados da rede municipal os moradores que ainda não possuem cadastro na unidade.

O procedimento se torna o registro da pessoa no SUS (Sistema Único de Saúde). Isso é primordial para que as equipes da rede básica possam mensurar a real demanda de atendimentos e promover uma cobertura ideal na assistência.

Na atenção primária, o cadastro serve como identificação de que a pessoa está vinculada e sendo acompanhada pela equipe das unidades de saúde. Manter todos os dados atualizados, incluindo o endereço e telefones, facilita a localização e a busca ativa do cidadão quando é preciso contatá-lo para tratar de exames, consultas, situação vacinal, entre outras questões.

“O cadastro é de fundamental importância, porque ele nos possibilita conhecer a população próxima à equipe da unidade. Com isso, é possível melhorar o planejamento das ações e o acompanhamento dos indivíduos, conforme a necessidade de saúde do território”, explica a coordenadora da rede de Atenção Básica, Eliana Vilas Boas.

A coordenação do serviço ressalta que os moradores que ainda não possuem cadastro devem procurar a unidade, com documentos pessoais, para realizá-lo.

O cadastro do usuário também permite a ampliação do acesso a recursos financeiros junto ao Ministério da Saúde, já que o repasse para o custeio das ações é feito com base no real dimensionamento da população atendida.

“O município recebe um valor per capta sobre os atendimentos, portanto, na medida em que atualizamos nossos cadastros, mais recursos chegarão ao município para subsidiar as ações”, completa a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva da Secretaria de Saúde, Simone Maciel.

Texto: Amauri de Souza (MTb 27.493)      

Fotos: Divulgação

25/09/2023

Pular para o conteúdo