Visão geral
À Secretaria de Planejamento compete coordenar o processo de planejamento de forma integrada com os demais órgãos e assessorar o secretário de Saúde nos assuntos relacionados com a coordenação e acompanhamento dos projetos integrados e estratégicos do SUS, na articulação e cooperação técnica nas práticas e processos de trabalho de planejamento em saúde, envolvendo a gestão, equipe gestora, áreas técnicas, diretores de unidades de saúde, conselhos gestores e Conselho Municipal de Saúde.
Além de formular, gerenciar e implementar o processo permanente de planejamento participativo e integrado, com base nos problemas e necessidades de saúde, orientando ações para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação em saúde.
A construção de instrumentos básicos de planejamento em saúde também faz parte das atribuições da diretoria de Planejamento e Orçamento. Como por exemplo, o Plano Municipal de Saúde (PMS), a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG), submetendo-os a aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Incumbindo-lhe, ainda: promover a integração institucional dos diversos órgãos da Secretaria; acompanhar a implementação dos programas e projetos integrados e estratégicos; conduzir os processos de captação de recursos externos para as ações estratégicas e coordenar e sistematizar a produção de informações estratégicas para a ação governamental.