As duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) conquistadas por Americana por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, serão construídas nos bairros Jardim Jacyra e Jardim da Balsa. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Americana nesta quarta-feira (13).
O valor do investimento para cada unidade básica é de R$ 2.435.976,95, cujos recursos serão repassados diretamente ao Fundo Municipal de Saúde. A Prefeitura ficará responsável por indicar terrenos adequados aos projetos definidos pelo Ministério da Saúde.
“Este é mais um importante avanço na Saúde de Americana, que vai receber mais duas unidades e ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária em Saúde. Isso nos deixa muito satisfeitos, porque vemos a evolução da estrutura e dos serviços numa área fundamental, que é o atendimento em saúde aos munícipes”, avalia o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O acompanhamento do processo para a liberação de recursos destinados às unidades é feito pela Secretaria de Gestão de Convênios, que realiza todo o trâmite documental e promove a interlocução com o Ministério da Saúde e a Casa Civil da Presidência, responsável pela coordenação do programa.
“Estamos atentos a todas as movimentações relativas ao PAC, promovendo as tratativas junto ao Governo Federal e cumprindo com todos os requisitos para atender às diretrizes do Programa, para que o município receba os recursos”, afirma o secretário de Gestão e Convênios, Vinícius Zerbetto.
Americana também solicitou a construção de uma unidade de Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas, que está habilitada junto ao Ministério da Saúde. Isto significa que ela ainda poderá ser viabilizada por meio de emenda parlamentar.
Texto: Amauri de Souza (MTb 27.493)