A equipe da unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jardim Brasil promoveu nesta quinta-feira (21) uma roda de conversa sobre Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação fez parte da campanha Dezembro Vermelho, voltada para a prevenção contra o vírus HIV e outras infecções transmitidas por via sexual.
A roda de conversa foi conduzida pelos médicos Lauriane de Menezes Morais e Andrew Cândido Tavares Costa e pela psicóloga Sandy Diniz, todos profissionais que atuam na unidade de saúde.
O evento também contou com a participação da assistente social Raquel Costa Oliveira, representante da AEPHIVA (Associação Ecumênica de Promoção Humana, Inclusão e Valorização de Americana), que apresentou informações sobre o trabalho realizado pela instituição, além de um relato das vivências nos mais de 20 anos da associação.
Os profissionais abordaram diversas questões sobre a importância da prevenção contra as ISTs, como Hepatites B e C, Sífilis e HIV/ Aids. Eles também chamaram a atenção sobre a importância da testagem periódica, para diagnóstico precoce e tratamento imediato.
Os participantes ainda foram orientados quanto aos tratamentos modernos disponíveis contra o HIV e a Sífilis, que podem ser feitos na própria unidade de saúde.
“A ação foi muito importante e serviu para quebrar alguns paradigmas, como o fato de muitas pessoas ainda acharem impossível o seu parceiro, ou parceira, contrair uma IST/HIV. Os participantes assimilaram bem tudo o que foi discutido aqui, o que resulta em conscientização e, consequentemente, mais prevenção”, destaca a médica Lauriane.
“Para se precaver contra qualquer doença é preciso que as pessoas estejam bem informadas e esclarecidas. Ações como esta realizada na ESF do Jardim Brasil servem para prevenir doenças e promover saúde”, completa a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
Texto: Amauri de Souza (MTb 27.493)
Fotos: Divulgação
21/12/2023