CAPS AD realiza ação do Janeiro Branco na feira da Vila Dainese

A equipe da unidade de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD (Álcool e outras Drogas) “Nova Vida” realizou nesta quarta-feira (24) uma abordagem junto aos frequentadores e trabalhadores da feira livre da Vila Dainese, na Rua Joaquim Pupo, em frente à unidade. A ação consistiu na distribuição de folhetos sobre os cuidados com a saúde mental, além de abordagens individuais sobre o assunto.

A iniciativa fez parte da programação da campanha Janeiro Branco, mês de conscientização sobre o tema. Na programação deste ano, as atividades são voltadas para a importância da prevenção visando a promoção da saúde mental e integral. Elas estão sendo promovidas tanto nas unidades de CAPS quanto de atenção básica. As equipes têm organizado ações como palestras, grupos para psicoeducação, rodas de conversa, distribuição de folhetos informativos, entre outras modalidades.

Os profissionais da rede de saúde mental também realizam atividades pontuais de psicoeducação para usuários e colaboradores das unidades. A ESF Jaguari receberá a ação na próxima terça-feira, dia 30, às 8h.

“Esta ação é muito importante, porque o profissional atua de forma ativa, ele vai ao encontro das pessoas para abordá-las sobre este tema tão importante. Pode parecer um gesto simples, mas este tipo de abordagem pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Elas podem estar passando por momentos de angústia, e com as orientações da equipe, saberão como e onde buscar ajuda”, explica a diretora da Unidade de Atenção Especializada em Urgência e Emergência, Ana Rubia.

Onde buscar ajuda

É importante que as pessoas que apresentam sintomas, como ansiedade, medo constante ou tristeza intermitente, não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Para isso, basta procurar a UBS mais próxima da residência para receber o apoio necessário.

Na UBS, o paciente será avaliado pelo médico clínico que poderá fazer o acompanhamento, inclusive com uso de medicamentos ou encaminhar o paciente ao serviço especializado (CAPS), conforme a avaliação do profissional.

A outra opção é o morador procurar diretamente uma das unidades de CAPS, pois elas também atendem à demanda espontânea, onde o usuário chega apresentando sua queixa e é acolhido por uma equipe multidisciplinar, que irá orientá-lo sobre o tratamento.

Unidades de CAPS de Americana

CAPS “Arte & Vida” – atendimento para adultos

Rua Estevão Carlos Vicentini, nº 115 – Jardim Dona Rosa. (19) 3408-1133 / (19) 3461-3363.

CAPS “Larissa de Almeida” – destinado ao público infantojuvenil

Rua dos Cravos, 1.702 – Jardim São José. (19) 3408-0482 / (19) 3405-9490.

CAPS “Nova Vida” (álcool e outras drogas) – específico para adultos com grave comprometimento decorrente do uso de substâncias psicoativas

Rua Joaquim Puppo, s/n – Vila Dainese. (19) 3405-7595.

Texto: Amauri de Souza (MTb 27.493)

Pular para o conteúdo